O Mordomo Fiel

Marcos E. Fink

Deus é o Criador do Universo!"Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eu fiz a terra, os seres humanos e os animais que nela estão, com o meu grande poder e com meu braço estendido, e eu a dou a quem eu quiser" Jr 27:5. 

Deus criou todas as coisas e é o dono de tudo o que existe. Durante o período de nossa vida, ele coloca aos nossos cuidados dinheiro e bens, segundo a sua vontade, para que as nossas necessidades sejam supridas e para que possamos cumprir o seu propósito em nossas vidas. Ele também nos deu a responsabilidade de administrarmos fielmente tudo o que Ele criou (Gn 1:26), deixando-nos princípios para que pudéssemos cumprir diligentemente estas responsabilidades.

Por causa do pecado, as pessoas "trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre" (Rm 1:25). Este versículo explica porque é tão difícil lidar com as posses materiais de modo a agradar a Deus.

O cristão autêntico, que verdadeiramente deseja ser um discípulo de Jesus e que adora somente a Deus, realmente pode, auxiliado pelo Espírito Santo, se tornar um mordomo (ou administrador) fiel do dinheiro e das posses materiais, "digno de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio" (Lc 16:11a).

Veja as principais responsabilidades do Mordomo Fiel:

"Muito bem, servo bom e fiel;
foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei:
entra no gozo do teu senhor". Mt 25:21


Outros Artigos

Sabedoria Financeira II

A revista IstoÉ de 16 de março de 2005 apresenta matéria sobre finanças pessoais, onde faz a seguinte declaração: "Poucas vezes a classe média sofreu tanto com os desequilíbrios de orçamento". Por isso pergunto: Por qual razão, nesta época denominada...

Leia mais...

Confiança no Senhor

"Confia no Senhor de todo o seu coração, e não se apóie em seu próprio entendimento; reconhece o Senhor em todos os seus caminhos e ele endireitará as suas veredas" Pv 3:5-6. Este é um do meus textos bíblicos preferidos. O que significa realmente confiar no Senhor?

Leia mais...

Downloads Grátis

  Software Ganância Finanças
  Apostila de Finanças 2013
  Livreto de Finanças
  Folhetos Ganância

Artigos

  Artigos   Reflexões
  Orientações Práticas

Livre-se das Dívidas!

O Mordomo Fiel

O Mordomo Fiel e a Bíblia.

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda a boa obra". [2Tm 3.16-17]

O Mordomo Fiel lida com o dinheiro e as posses materiais de acordo com a Palavra de Deus. Leia também Sl 19.7-14; Sl 119.11,105; Hb 4.12 e Lc 16.11. Você, consistentemente, lê e estuda a Bíblia? Se não, o que o está impedindo?

Veja todos... »


Textos Bíblicos

Romanos 13:1-7

1 Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. 2 Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.

Leia mais...

Provérbios 3:1-26

23 Então você seguirá o seu caminho em segurança, e não tropeçará; 24 quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo. 25 Não terá medo da calamidade repentina nem da ruína que atinge os ímpios, 26 pois o Senhor será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha.

Leia mais...

Lucas 16:11
"Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?"


Um pouco do Ganância em
Inglês: no Greed
Alemão: Gewinnsucht