O Mordomo Fiel

Marcos E. Fink

Deus é o Criador do Universo!"Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eu fiz a terra, os seres humanos e os animais que nela estão, com o meu grande poder e com meu braço estendido, e eu a dou a quem eu quiser" Jr 27:5. 

Deus criou todas as coisas e é o dono de tudo o que existe. Durante o período de nossa vida, ele coloca aos nossos cuidados dinheiro e bens, segundo a sua vontade, para que as nossas necessidades sejam supridas e para que possamos cumprir o seu propósito em nossas vidas. Ele também nos deu a responsabilidade de administrarmos fielmente tudo o que Ele criou (Gn 1:26), deixando-nos princípios para que pudéssemos cumprir diligentemente estas responsabilidades.

Por causa do pecado, as pessoas "trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre" (Rm 1:25). Este versículo explica porque é tão difícil lidar com as posses materiais de modo a agradar a Deus.

O cristão autêntico, que verdadeiramente deseja ser um discípulo de Jesus e que adora somente a Deus, realmente pode, auxiliado pelo Espírito Santo, se tornar um mordomo (ou administrador) fiel do dinheiro e das posses materiais, "digno de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio" (Lc 16:11a).

Veja as principais responsabilidades do Mordomo Fiel:

"Muito bem, servo bom e fiel;
foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei:
entra no gozo do teu senhor". Mt 25:21


Outros Artigos

Princípios de Mordomia Fiel para o Boletim da sua Igreja ou Organização

Atualizado para 2013!! Disponibilizamos aqui 52 breves textos de reflexão sobre Mordomia Fiel. Faça download do arquivo (DOC ou PDF), copie e cole os textos, semanalmente, em um pequeno espaço no boletim...

Leia mais...

Praticando a Palavra

Como cristãos, conhecemos muitos versículos, embora nem sempre entendemos o que eles realmente significam. E, enquanto não entendemos, as nossas atitudes e os nossos objetivos na vida continuam incoerentes com a palavra de Deus.

Leia mais...

Downloads Grátis

  Software Ganância Finanças
  Apostila de Finanças 2013
  Livreto de Finanças
  Folhetos Ganância

Artigos

  Artigos   Reflexões
  Orientações Práticas

Livre-se das Dívidas!

O Mordomo Fiel

O Mordomo Fiel domina o seu "impulso consumista".

"Mas o fruto do Espírito é: (...) paciência (...) e domínio próprio". [Gl 5.22-23]

Uma vida financeira desordenada revela a ausência, pelo menos, dessas duas características do fruto do Espírito. A seguir, perguntas que podem ser úteis para controlar o desejo de consumir (memorize e use-as para refletir antes de gastar): 1) É desejo ou necessidade? 2) Quanto tempo preciso trabalhar para ganhar tal quantia? 3) Há algo mais importante onde devesse gastar (ou investir) esse dinheiro? 4) Estou honrando ao Senhor com esse dispêndio?

Veja todos... »


Textos Bíblicos

Mateus 6:19-24

19 "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. 20 Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. 21 Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração".

Leia mais...

Lucas 16:10-15

13 "Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará outro, ou se dedicará a um e desprezará outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".
14 Os fariseus, que amavam o dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus.

Leia mais...

Lucas 16:11
"Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?"


Um pouco do Ganância em
Inglês: no Greed
Alemão: Gewinnsucht