O Mordomo Fiel Trabalha Diligentemente

5.5 Trabalha Diligentemente

O Mordomo Fiel Trabalha Diligentemente
2Ts 3.6-13; Gn 39.2-5; Ex 20.9; Ef 6.5-9; Cl 3.22-25; 1Pe 2.18; Pv 6.6-11; Pv 12.24; Pv 18.9; Pv 22.29

“As mãos diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos”.

Provérbios 12.24

A Bíblia instrui exaustivamente que devemos trabalhar arduamente e com diligência e condena a preguiça (Pv 6.6-11). A ociosidade também é vetada:

“Se alguém não quiser trabalhar, também não coma. Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos, não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão”.

1 Tessalonicenses 3.10-12

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo”.

Colossenses 3.23-24

Segundo esses versículos, como você deve realizar o seu trabalho? Quem é o seu verdadeiro patrão?

Veja também 1Sm 27; 1Cr 29.12 e Sl 75.6-7. Quem está controlando a sua promoção no trabalho? Quem poderia lhe conceder uma função ou trabalho mais rentável? É necessário falar mal de um chefe ou colega de trabalho ou menosprezar o trabalho de alguém para ocupar a sua posição ou ganhar um aumento?

Como tem sido a sua atitude no trabalho? Você frequentemente murmura diante das tarefas que precisa realizar? Você reclama do seu salário ou das suas condições de trabalho? Você tem se comportado no trabalho de modo exemplar ou da mesma maneira como qualquer outro trabalhador?

Entre muitos exemplos, na Bíblia, de pessoas que foram íntegras e sempre fizeram com diligência e esmero o seu trabalho, e, por isso, realmente fizeram diferença e causaram impacto entre as pessoas com as quais conviveram, veja um pouco da vida de Daniel:

“Dario achou por bem nomear cento e vinte sátrapas para governarem todo o reino, e colocou três supervisores sobre eles, um dos quais era Daniel. Os sátrapas tinham que prestar contas a eles para que o rei não sofresse nenhuma perda. Ora, Daniel se destacou tanto entre os supervisores e os sátrapas por suas grandes qualidades, que o rei planejava colocá-lo à frente do governo de todo o império. Diante disso, os supervisores e os sátrapas procuraram motivos para acusar Daniel em sua administração governamental, mas nada conseguiram. Não puderam achar nele falta alguma, pois [Daniel] era fiel; não era desonesto nem negligente. Finalmente esses homens disseram: ‘Jamais encontraremos algum motivo para acusar esse Daniel, a menos que seja algo relacionado com a lei do Deus dele”. Daniel 6:1-5.

Veja nos versículos seguintes de Daniel 6 (especialmente os vs. 25-28), o que aconteceu por causa da integridade de Daniel e por sua diligência no trabalho. Veja também o exemplo de José em Gênesis 39.1-5,20-23; 41.37-41.

Você acha que uma pessoa que não é honesta e não trabalha diligentemente poderia esperar bênçãos de Deus sobre a sua vida financeira? 

“O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade”.

Efésios 4.28

Você tem sido um trabalhador fiel, íntegro e diligente?
A nossa sociedade precisa urgentemente de trabalhadores como José e Daniel. Que tal você?

Sobre descanso, veja Êxodo 34.21, Salmos 127.2 e Eclesiastes 5.12. Você descansa o suficiente? Faz sentido pra você continuamente trabalhar em excesso, principalmente se for com a motivação errada?