O Mordomo Fiel

Trabalha Diligentemente

2Ts 3:6-13; Gn 39:2-5; Ex 20:9; Ef 6:5-9; Cl 3:22-25; 1Pe 2:18; Pv 6:6-11; Pv 12:24; Pv 18:9; Pv 22:29

"As mãos diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos" Pv 12:24.

A Bíblia instrui exaustivamente que devemos trabalhar arduamente e com diligência e condena a preguiça (Pv 6:6-11). A ociosidade também é vetada:
"Se alguém não quiser trabalhar, também não coma. Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos, não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus que trabalhem tranqüilamente e comam o seu próprio pão" 1Ts 3:10-12.

"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo" Cl 3:23-24. Segundo estes versículos, como você deve realizar o seu trabalho? Quem é o seu verdadeiro patrão?

Veja 1Sm 2:7; 1Cr 29:12 e Sl 75:6-7. Quem está controlando a sua promoção no trabalho? Quem poderia lhe conceder uma função ou trabalho mais rentável? É necessário falar mal de um chefe ou colega de trabalho ou menosprezar o trabalho de alguém para ocupar a sua posição ou ganhar um aumento?
Como tem sido a sua atitude no trabalho? Você freqüentemente murmura diante das tarefas que precisa realizar? Você reclama do seu salário ou das suas condições de trabalho? Você tem se comportado no trabalho de modo exemplar ou da mesma maneira como qualquer outro trabalhador?

Entre muitos exemplos, na Bíblia, de pessoas que foram íntegras e sempre fizeram com diligência e esmero o seu trabalho, e, por isso, realmente fizeram diferença e causaram impacto entre as pessoas com as quais conviveram, veja um pouco da vida de Daniel:

"Dario achou por bem nomear cento e vinte sátrapas para governarem todo o reino, e colocou três supervisores sobre eles, um dos quais era Daniel. Os sátrapas tinham que prestar contas a eles para que o rei não sofresse nenhuma perda. Ora, Daniel se destacou tanto entre os supervisores e os sátrapas por suas grandes qualidades, que o rei planejava colocá-lo à frente do governo de todo o império. Diante disso, os supervisores e os sátrapas procuraram motivos para acusar Daniel em sua administração governamental, mas nada conseguiram. Não puderam achar nele falta alguma, pois [Daniel] era fiel; não era desonesto nem negligente. Finalmente esses homens disseram: 'Jamais encontraremos algum motivo para acusar esse Daniel, a menos que seja algo relacionado com a lei do Deus dele" Daniel 6:1-5.

Veja nos versículos seguintes de Daniel 6 (especialmente os vs. 25-28), o que aconteceu por causa da integridade de Daniel e por sua diligência no trabalho. Veja também o exemplo de José em Gênesis 39:1-5,20-23; 41:37-41.

Você acha que uma pessoa que não é honesta e não trabalha diligentemente poderia esperar bênçãos de Deus sobre a sua vida financeira? "O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade" Ef 4:28.

Você tem sido um trabalhador fiel, íntegro e diligente?
A nossa sociedade precisa urgentemente de trabalhadores como José e Daniel. Que tal você?

Sobre descanso, veja Êxodo 34:21, Salmos 127:2 e Eclesiastes 5:12. Você descansa o suficiente? Faz sentido pra você continuamente trabalhar em excesso, principalmente se for com a motivação errada?


Alerta sobre Entretenimento

O entretenimento (especialmente cinema e filmes, música, televisão, jogos de video-game e internet) é, atualmente, o principal meio pelo qual tentam inculcar intencionalmente as filosofias deste mundo nas pessoas. Portanto, é necessário extremo cuidado ao se expor a isso para não ser influenciado pelos valores mundanos transmitidos nesses meios (Cl 2:8; Rm 12:2 e Pv 4:23). Acompanhar o mundo do futebol e dos esportes pela mídia também é algo que demanda muito cuidado e é bom ser bastante moderado com isso.
Em geral, estas coisas, embora não sejam erradas em si mesmas, captam a atenção das pessoas com muita facilidade, mas é imprescindível notar que a maior parte do conhecimento e das habilidades adquiridas através de entretenimento não é útil (Sl 119:37) para torná-lo um cristão mais fiel, um líder eficaz, um trabalhador mais diligente, um cônjuge exemplar ou um pai (ou mãe) mais responsável.

Reflita também sobre estas frases extraídas do livro "É por aí! Conselhos aos Jovens", de Mauro Clark, Editora Candeia:

"Gaste o mínimo de tempo necessário com a cultura inútil, aquela que não leva para a outra vida".
"Evite ouvir músicas que ferem algum princípio bíblico ou 'arranhem' a sua consciência".
"Quer encher-se do Espírito? Esvazie-se do mundo".
"Cuide bem da sua consciência, mantendo-a pura e sensível: é por meio dela que o Espírito Santo lhe dirige".



Responsabilidades do Modomo Fiel:

Downloads Grátis

  Software Ganância Finanças
  Apostila de Finanças 2013
  Livreto de Finanças
  Folhetos Ganância

Artigos

  Artigos   Reflexões
  Orientações Práticas

Livre-se das Dívidas!

O Mordomo Fiel

O Mordomo Fiel persegue a integridade.

"Quem assim procede nunca será abalado". [Sl 15.5b]

Leia todo o Salmo 15. O que significa "de coração falar a verdade" (v.2)? Você vê com freqüência pessoas "que mantém a sua palavra, mesmo quando saem prejudicadas" (v. 4)? Que outras atitudes de uma pessoa íntegra você encontra nesse Salmo? Ore ao Senhor para que o ajude a agir dessa maneira.

Veja todos... »


Textos Bíblicos

Salmo 15:1-5

1 Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?2 Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade 3 e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo...

Leia mais...

Provérbios 3:1-26

23 Então você seguirá o seu caminho em segurança, e não tropeçará; 24 quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo. 25 Não terá medo da calamidade repentina nem da ruína que atinge os ímpios, 26 pois o Senhor será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha.

Leia mais...

Lucas 16:11
"Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?"


Um pouco do Ganância em
Inglês: no Greed
Alemão: Gewinnsucht