O Mordomo Fiel Evita Dívidas

5.7 Evita Dívidas

O Mordomo Fiel Evita Dívidas
Dt 15.4-6; Dt 28.1-2,12; Dt 28.15,43-45; Pv 22.7; Rm 13.8; Sl 37.21; Pv 6.1-5; Pv 22.26-27; 1Tm 6.6-8

Infelizmente, é incomum as pessoas conterem o seu impulso consumista e planejarem os seus gastos. Enganadas ou incentivadas pela propaganda, simplesmente saem comprando e depois é que começam a pensar como é que vão pagar. Acabam comprometendo a sua renda com as dívidas. Adquirem o péssimo Hábito da Dívida, ou seja, quase tudo o que elas compram, compram a prazo.

HÁBITO DA DÍVIDA
Primeiro comprar, depois pagar.
=> Gastar o que ainda não ganhou

É possível que chegue a 80% o percentual da população do nosso país que administra o seu dinheiro dessa forma e que, por isso, tem de enfrentar os problemas financeiros decorrentes disso. Especialistas financeiros calculam que pelo menos 25% da renda das pessoas que administram o seu dinheiro desta maneira (o equivalente a 3 meses por ano) vai embora através do pagamentos de juros. 

Nesta questão, a Bíblia também é objetiva, simples e direta:
“Não devam nada a ninguém…” Rm 13.8a.
“O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta” Pv 22.7.

Muitas pessoas ignoram estas instruções e preferem viver endividadas, envolvidas pelo ciclo vicioso da dívida. Antes de terminar de pagar as prestações de uma dívida, já fazem uma dívida nova. Estão realmente escravizadas.

Veja algumas razões para não ter dívidas:

1. Você pode perder a sua renda. Perder o emprego e a remuneração é algo que pode acontecer. Se alguém está endividado, no Hábito da Dívida, certamente esse fato vai gerar instabilidade imediata em suas finanças.
2. Você pode ficar inadimplente. Se por algum motivo pagamentos forem atrasados e houver inadimplência, o cobrador começar a bater à porta ou o nome do devedor for inscrito no cadastro do SPC ou da SERASA (sistemas de proteção ao crédito), será que seria possível dormir tranquilo? Será que isso causaria transtornos no lar? Sabemos que problemas relacionados às finanças provocam muitos desentendimentos familiares e estão entre as principais causas de divórcios.
3. Os juros são altíssimos. Ao fazer dívidas, provavelmente juros muito altos serão pagos, então boa parte do esforço feito no trabalho será para pagar juros. Em geral, dinheiro que está sendo jogado fora.
4. Dívida é escravidão. “O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta” (Pv 22.7).
5. Dívida é maldição. Você já ouviu alguém dizer: “Como eu sou abençoado, estou cheio de dívidas?” A dívida aproxima maldições, e não bênçãos, da vida de uma pessoa

Você quer se livrar das dívidas?

Estude e medite no texto de 2Reis 4:1-7 e veja quais princípios extraídos da experiência da viúva você poderia aplicar à sua situação atual. Leia também os capítulos 5 e 6 do livro O Seu Dinheiro, de Howard Dayton.


Dívidas planejadas, mas, mesmo assim, não recomendadas

Em alguns poucos casos, talvez pudéssemos considerar a possibilidade da dívida, como na compra de um imóvel, por exemplo, se for com minucioso planejamento. Mas, muita atenção: é comum ouvirmos que pagar aluguel é jogar dinheiro fora, e isso não é necessariamente verdade, pois pagar juros de financiamento pode ser mais caro que pagar aluguel.

Portanto, muito cuidado com financiamento imobiliário ou consórcio, pois pode ser um péssimo negócio. Não é recomendável assinar um contrato sem antes buscar conselhos consistentes, calcular cuidadosamente e verificar as implicações das prestações no orçamento familiar, para que isso não tire a tranquilidade e não venha a ser mais um problema. 


Fiança

Por que existe fiança? Isso mesmo, fiança só existe por que existe dívida e por que o credor não pode confiar nem ter certeza de que vai receber o seu dinheiro de volta.

Leia, na Bíblia, Provérbios 6.1-5 e veja o que é dito a um fiador, para que esforce-se a se livrar do seu compromisso, caso já o tenha assumido. Tanta ênfase é dada porque realmente a possibilidade de ter de pagar a dívida do devedor original é muito grande.

Veja outro conselho em Pv 22.26-27:

“Não seja como aqueles que, com um aperto de mãos, empenham-se com outros e se tornam fiadores de dívidas; se você não tem como pagá-las, por que correr o risco de perder até a cama em que dorme?”

Provérbios 22.26-27

Ou seja, a menos que você tenha os recursos necessários e, de antemão, esteja disposto a pagar a dívida do devedor, fuja de ser fiador.

Os textos bíblicos acima que falam sobre fiança também tem muito a dizer a quem quer tomar dinheiro emprestado.

Se alguém que pensa entrar em dívidas prestar atenção a isso, facilmente vai concluir que também não pode ter certeza alguma de que vai conseguir pagá-las. Logo, é muito grande a probabilidade de que terá de enfrentar as consequências de problemas financeiros em sua vida.