Guia Serasa de Orientação ao Cidadão

Guia Serasa de Orientação ao CidadãoVeja a seguir algumas frases extraídas do guia editado pela Serasa S/A na Série Serasa Cidadania Saiba como Evitar a Inadimplência e Garantir o seu Futuro. Note que não é um guia cristão, e sim, de uma instituição  brasileira de proteção ao crédito. Incluímos comentários para reflexão.

> "O ensino financeiro é tão importante para a vida em sociedade que deveria ser dado nas escolas. No Brasil, infelizmente, a Educação Financeira não faz parte do universo educacional familiar, nem mesmo escolar, ao contrário do que acontece nos países desenvolvidos".
   E nas nossas igrejas, como estamos?
 
> "A Educação Financeira deve ensinar que a responsabilidade social e a ética precisam estar sempre presentes no ganho e no uso do dinheiro".
   Como estão a responsabilidade social e a ética dos cristãos?
 
> "O guia ressalta os quatro principais pontos de uma Educação Financeira: como ganhar dinheiro, como poupar, como gastar e como doar tempo, talento e dinheiro".
   Impressionante o fato de um guia não cristão dizer que a doação de tempo, talento e dinheiro é essencial na educação financeira. Para os cristãos, isso deveria ser natural, certo? Por que não está sendo?
 
> "Ganhar dinheiro continua sendo uma tarefa difícil, mas a fórmula para multiplicar o dinheiro ao longo dos anos está nas mãos do cidadão, isto é, na forma como ele vai administrar os ganhos".
   Realmente, para ganhar dinheiro, é necessário esforçar-se, é necessário trabalhar. A preguiça leva à pobreza.
 
> "Os consultores financeiros vão mais longe e garantem que qualquer um, mesmo semi-analfabeto, pode transformar seu salário mínimo em reservas e conquistar a tranqüilidade na aposentadoria: basta poupar".
   Impressionante e incrível, não? As pessoas, infelizmente, preferem ter dívidas.
 
> "Poupar com sabedoria e gastar com prudência devem ser a meta do consumidor de hoje, aconselham os pesquisadores da área financeira".
   Seja sábio e pratique esse conselho.
 
> "Os gastos supérfluos são aqueles que impedem as chances de se ter uma poupança e, dependendo do caso, nos colocam em situações constrangedoras, como a de ter um cheque devolvido por falta de fundos ou ainda, constar no banco de dados de proteção ao crédito".
   Faça uma análise das coisas que você comprou nos últimos três meses. Pronto, você já poderá saber se você tem a tendência de ficar comprando supérfluos.
 
> "Os consultores alertam: o principal corte em despesas inúteis que uma família pode fazer é nos gastos com juros. Segundo pesquisas, 25% da renda vai embora em juros".
   Isso significa que a família que administra o seu dinheiro desta forma está trabalhando três meses de cada ano simplesmente para pagar juros.
 
> "Pesquisas revelam que cerca de 50% dos casais no Brasil se separam devido a divergências em relação ao dinheiro, o que causa traumas psicológicos em todos os membros da família, principalmente nas crianças. O fenômeno também é registrado em outros países em porcentagens semelhantes".
   Você pretende fazer parte dessa estatística?
 
> "Assuma compromissos financeiros considerando o seu orçamento doméstico, com a certeza de poder honrá-los".
   Ou seja, compre à vista. Evite ao máximo compras a prazo.

O guia contém também outros assuntos que podem ser úteis: inadimplência, saídas para o endividado, compradores compulsivos, como regularizar pendências, etc. O guia completo está  na  internet,  no site da Serasa: www.serasa.com.br/guia/index.htm*.


* Link verificado em Junho/2009


Leia também...

O Exemplo de John Wesley

John Wesley (1703-1791) é conhecido como um pregador que revolucionou a Inglaterra do século XVIII, foi instrumento de avivamento, e influenciou profundamente a igreja com seus ensinos sobre santificação. Poucos talvez saibam que ele ganhou...

Leia mais...

Downloads Grátis

  Software Ganância Finanças
  Apostila de Finanças 2013
  Livreto de Finanças
  Folhetos Ganância

Artigos

  Artigos   Reflexões
  Orientações Práticas

Livre-se das Dívidas!

O Mordomo Fiel

O Mordomo Fiel não é insensato em seus gastos.

Alguém constatou: "É comum, atualmente, as pessoas comprarem coisas de que não precisam, com o dinheiro que não têm, para impressionar pessoas das quais nem ao menos gostam".

A frase acima reflete os hábitos financeiros de muitas pessoas. Você acha que é sábio lidar com o dinheiro dessa maneira? O Mordomo Fiel não age assim.

Veja todos... »


Textos Bíblicos

Salmo 15:1-5

1 Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?2 Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade 3 e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo...

Leia mais...

Provérbios 11:4,28

4 De nada vale a riqueza no dia da ira divina, mas a retidão livra da morte.
28 Quem confia em suas riquezas certamente cairá, mas os justos florescerão como a folhagem verdejante.

Leia mais...

Lucas 16:11
"Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?"


Um pouco do Ganância em
Inglês: no Greed
Alemão: Gewinnsucht