Desonestidade Compensa?

Marcos E. Fink

Quando vejo nos jornais notícias de corrupção e desonestidade, fica explícito para mim como nós, seres humanos, estamos com as nossas prioridades invertidas. Damos importância demasiada para aquilo que não tem real importância, e o que realmente tem importância, ignoramos.

NotíciasFacilmente colocamos o dinheiro, a soberba, o status e o poder acima da amizade, do respeito, da honestidade, da integridade, da humildade e dos relacionamentos francos com as pessoas. Pensamos em nós mesmos e ignoramos os outros. Somos egoístas.

As pessoas dessas notícias em questão apenas refletem casos extremos daquilo que acontece também conosco. É possível que nós, talvez, apenas não acabamos praticando tais atos, simplesmente por não termos tido tais oportunidades. Se nós tivéssemos tido oportunidade, provavelmente teríamos feito o mesmo, ou pior.

Fica explícito para mim, também, como as instruções bíblicas são úteis e verdadeiras, e nos ajudam a termos uma vida mais tranqüila, e com paz no coração. Muitos, entretanto, preferem ignorá-las. Veja:

"Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitos desejos insensatos e perniciosos, os quais afogam os homens na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é a raíz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muito sofrimento". "Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão".
1 Timóteo 6:9-11

"Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o de caminhos perversos, ainda que seja rico".
Provérbios 28:6

"Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo o tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens".
Lucas 12:15

"Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro".
Provérbios 22:1

"Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo".
Efésios 4:25

"Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo".
Levítico 19:11

"Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo".
Êxodo 20:17-19

"Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para o nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, afim de se apoderarem da verdadeira vida".
1 Timóteo 6:17-19

"Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes".
Hebreus 13:5

"Considere o íntegro, observe o justo; há futuro para o homem de paz. Mas todos os rebeldes serão destruídos; futuro para os ímpios nunca haverá".
Salmo 37:37-38

"Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem de acordo com a lei do Senhor. Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam."
Salmo 119:1-2


Leia também...

Sabedoria Financeira II

A revista IstoÉ de 16 de março de 2005 apresenta matéria sobre finanças pessoais, onde faz a seguinte declaração: "Poucas vezes a classe média sofreu tanto com os desequilíbrios de orçamento". Por isso pergunto: Por qual razão, nesta época denominada...

Leia mais...

Downloads Grátis

  Software Ganância Finanças
  Apostila de Finanças 2013
  Livreto de Finanças
  Folhetos Ganância

Artigos

  Artigos   Reflexões
  Orientações Práticas

Livre-se das Dívidas!

O Mordomo Fiel

O Mordomo Fiel gasta menos do que ganha.

"Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode". [Pv 21.20]

Para evitar problemas financeiros, o princípio mais básico é gastar menos do que se ganha. Simples. Óbvio. Fácil de entender. Infelizmente, deliberadamente ignorado por muitos. Seja sábio e pratique esse princípio.

Veja todos... »


Textos Bíblicos

Eclesiastes 5:10-15

10 Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido.
11 Quando aumentam os bens, também aumentam os que os consomem. E que benefício trazem os bens a quem os possui, senão dar um pouco de alegria aos seus olhos?

Leia mais...

Provérbios 3:1-26

23 Então você seguirá o seu caminho em segurança, e não tropeçará; 24 quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo. 25 Não terá medo da calamidade repentina nem da ruína que atinge os ímpios, 26 pois o Senhor será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha.

Leia mais...

Lucas 16:11
"Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?"


Um pouco do Ganância em
Inglês: no Greed
Alemão: Gewinnsucht