Mordomia Fiel 1 [As Verdadeiras Riquezas]

Devocionais por Marcos E. Fink

Hora SilenciosaAdministrando o que é de Deus
da maneira de Deus

Memorize:
"Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?" Lucas 16:11

Também publicado no Diário de Hora Silenciosa 2007, Semana 50, Clubes Bíblicos Palavra da Vida (clubesbiblicos.com.br).

Baixe estes devocionais em PDF

Domingo - Texto Bíblico: Lucas 16:11 

Comentário para ajudar a reflexão:
Você conhece alguém que não precisa lidar com dinheiro? Conhece algum lugar no mundo onde não existe dinheiro? Pois é, todos nós precisamos usar o dinheiro no nosso dia-a-dia e precisamos de bens materiais para suprir as nossas necessidades. Sendo assim, você não acha que seria conveniente lidar com o dinheiro e com os bens materiais da maneira de Deus? O que o versículo de hoje diz sobre isso? Veja também Provérbios 3:9. O que mais lhe chamou à atenção nesses versículos?
Para que possamos honrar a Deus com todos os nossos recursos e sermos dignos de confiança em lidar com as posses materiais, precisamos saber o que a Bíblia ensina sobre isso. Você sabe o que a Bíblia diz sobre dinheiro e bens materiais? Sobre isso é que vamos ler e estudar um pouco nestas próximas três semanas. Memorize hoje Lucas 16:11.


Segunda - Texto Bíblico: Lucas 12:13-21 

Comentário para ajudar a reflexão:
É comum encontrarmos pessoas que querem ficar ricas e que fazem disso a prioridade das suas vidas. Você gostaria de ficar rico? Por quê? Você acha que viver em busca de riquezas materiais é um objetivo nobre para a sua vida? A vida consiste em buscar riquezas e bens materiais (v.15)? O que Deus disse ao homem que queria ficar rico (vv. 20-21)? O que 1Timóteo 6:9-10 diz que pode acontecer com aqueles que almejam ficar ricos? Leia também Eclesiastes 5:10-15, Marcos 4:18-19 e Lucas 18:24-25.
É importante esclarecer que ser rico não é pecado, e, de fato, existem pessoas ricas e piedosas, tementes a Deus. Mas a Bíblia alerta, veementemente, que colocar a busca por riquezas como prioridade da vida, e, especialmente, amar o dinheiro, leva a um caminho de afastamento de Deus. Você tem permitido que o dinheiro o afaste de Deus? Avalie-se.


Terça - Texto Bíblico: Mateus 6:19-21,24,33 

Comentário para ajudar a reflexão:
Qual deve ser a prioridade de um cristão (v.33)? Onde deve estar o seu coração (v.21)? E a quem ele deve servir (v.24)?
E você, onde está o seu coração? A quem você está servindo?
É fácil saber isso. Basta você responder a si mesmo as seguintes perguntas: "Em que estou investindo o meu tempo?" e "Em que estou gastando o meu dinheiro?". O fato é que nós investimos o nosso tempo e gastamos o nosso dinheiro naquilo que é importante para nós. Pense sobre isso hoje e avalie como tem sido a sua vida. Será que você precisa mudar? Há algo na sua vida que você está dando importância além do que deveria?
Ore para que Deus lhe dê sabedoria e lhe mostre o que você deve fazer para estar certo de que está buscando o Reino de Deus em primeiro lugar.


Quarta - Texto Bíblico: 1Crônicas 29:11-12 

Comentário para ajudar a reflexão:
Quem é o dono de tudo o que existe? Quem está no controle das pessoas e das circunstâncias? Veja também Jó 41:11; Salmos 24:1-2; 135:6; Provérbios 21:1 e Atos 17:26.
Você crê, de fato, que Deus é o dono de tudo o que existe e que Ele está no controle das pessoas e das circunstâncias? Suas atitudes revelam isso? Como você pode se tornar mais consistente em reconhecer que Deus é o verdadeiro dono das suas posses?
Pense em algo que você pode fazer hoje que o ajude a reconhecer Deus como controlador da sua vida e dono de tudo o que existe. Sugestão: leia o texto de hoje diversas vezes. Escreva numa folha esses versículos e pendure na parede do seu quarto.


Quinta - Texto Bíblico: Provérbios 3:9 

Comentário para ajudar a reflexão:
Vimos ontem que Deus é o dono de tudo. Então, qual é a nossa parte? A nossa parte é sermos bons mordomos, administradores fiéis daquilo que Deus confia a nós (Jr 27:5), conforme a sua vontade. Assim, precisamos ser dignos de confiança e honrá-lo com 100% dos nossos bens, e não apenas com 10% dos nossos rendimentos. Leia Lucas 12:42-43. Você tem honrado ao Senhor com tudo o que possui? Tem dado o melhor para Ele? Você tem sido um mordomo fiel? Para que um cristão possa ser um mordomo fiel, é necessário que ele saiba quais são as responsabilidades do mordomo fiel. A partir de amanhã, vamos ver algumas dessas responsabilidades.
Em oração, responda: Você quer realmente ser um mordomo fiel? Veja hoje, em um dicionário, o significados das palavras mordomo e administrador.


Sexta - Texto Bíblico: Gênesis 39:1-6;20-23 

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel trabalha diligentemente.
Quem estava com José (v.2)? Na casa de Potifar, José era diligente (v.3)? José era confiável (v.6)? Quem o Senhor abençoou por causa de José (v.5)? Depois que José foi mandado para a prisão (v.20) por não ter pecado contra o Senhor (v.9), como ele se comportou lá (v.22)? Na prisão, José era confiável (v.23)?
José trabalhava diligentemente, e fazia o melhor que podia em qualquer tarefa que tinha para fazer. Até o patrão era abençoado por causa de José. Com que atitude você tem realizado as suas tarefas? Se você já tem um emprego, responda: Você costuma murmurar ou reclamar do seu trabalho ou do seu salário? A nossa sociedade precisa urgentemente de trabalhadores como José. Que tal você? Caso ainda não trabalhe, seja diligente em todas as tarefas que tiver, inclusive as da escola.


Sábado - Texto Bíblico: Colossenses 3:23-24; Efésios 6:6-8 

Comentário para ajudar a reflexão:
Relacione os textos de hoje com o que você leu ontem sobre José, pois estes versículos mostram qual era a atitude de José em tudo o que fazia. Por outro lado, é comum ouvirmos sobre pessoas que trabalham bem apenas quando o chefe está por perto. Quando o chefe sai, o empregado fica jogando joguinhos no computador e navegando na internet, e deixa de lado o seu trabalho. Qual tem sido a sua atitude? Segundo os textos de hoje, qual é o seu verdadeiro patrão? De que forma isso deve afetar a sua atitude no trabalho e nas atividades que você realiza? O que você pode fazer hoje para se tornar mais diligente?
Que o Senhor, seu verdadeiro chefe, que está supervisionando você o tempo todo, possa lhe dar o ânimo necessário para que você trabalhe diligentemente e realize com excelência tudo o que faz. Que tal conversar hoje sobre a diligência no trabalho com alguém da sua família?

Baixe estes devocionais em PDF



Veja outros tópicos de devocionais:

Downloads Grátis

  Software Ganância Finanças
  Apostila de Finanças 2013
  Livreto de Finanças
  Folhetos Ganância

Artigos

  Artigos   Reflexões
  Orientações Práticas

Livre-se das Dívidas!

O Mordomo Fiel

O Mordomo Fiel não teme prestar contas.

"O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor’". [Mt 25.23]

O Mordomo Fiel toma iniciativa de prestar contas sempre que usa bens ou recursos de terceiros (como dos pais, de um amigo, da empresa ou da igreja). Mas, especialmente, tem consciência de que, no tempo oportuno, deverá prestar contas ao Senhor da administração de tudo o que Ele tem lhe dado.

Veja todos... »


Textos Bíblicos

Mateus 6:19-24

19 "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. 20 Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. 21 Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração".

Leia mais...

Jó 8:11-15

11 Poderá o papiro crescer senão no pântano? Sem água cresce o junco? 12 Mal cresce e, antes de ser colhido, seca-se, mais depressa que qualquer grama.
13 Esse é o destino de todo o que se esquece de Deus; assim perece a esperança dos ímpios.

Leia mais...

Lucas 16:11
"Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?"


Um pouco do Ganância em
Inglês: no Greed
Alemão: Gewinnsucht