Mordomia Fiel 2 - Calculadora e Caneta sobre uma Planilha Financeira

Mordomia Fiel 2

Mordomia Fiel 2 [Mordomia é Responsabilidade]
Por Marcos Fink

Administrando o que é de Deus
para honrar a Deus

Memorize:

“Honre o Senhor com todos os seus recursos…”.

Provérbios 3.9a

Domingo

Texto Bíblico: Levítico 19.11-13; Lucas 16.10

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel é absolutamente honesto.
O que os textos de hoje dizem sobre honestidade absoluta? Ser desonesto significa falta de fé e de confiança em Deus. É como dizer a Deus: “O Senhor não é capaz de suprir as minhas necessidades. Deixa eu fazer do meu jeito!”
Uma forma específica de desonestidade é o suborno. O que a Bíblia diz sobre isso? (Veja Ex 23.8; Pv 15.27; Pv 29.4).
Você tem alguma atitude de desonestidade que incomoda a sua consciência? Se tem, o que você deve fazer para mudar isso? 1) Arrependa-se e peça perdão ao Senhor (1Jo 1.9); 2) Confesse o seu pecado para a pessoa que você roubou (Tg 5.16a). 3) Faça o possível para restituir o dano (Lv 6.4-5; Lc 19.8).
Busque uma vida de absoluta honestidade em tudo.

Segunda

Texto Bíblico: Provérbios 22.7; Romanos 13.8

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel evita dívidas.
Infelizmente a dívida é um grande problema entre os crentes de hoje. A Bíblia encoraja a dívida? A dívida escraviza! Estatísticas mostram que aquelas pessoas que compram a prazo quase tudo o que compram, pagam em torno de 25% da sua renda em juros. Isso significa que estão trabalhando três meses do ano apenas para pagar juros. Você já ouviu alguém dizer: “Como sou abençoado, estou cheio de dívidas?”. Certamente não, pois a dívida aproxima maldições e não bênçãos para a vida de uma pessoa. Imagine a compra de uma televisão em 12 vezes. Quando será paga a 12ª prestação? Sim, daqui a um ano. Você acha que é inteligente gastar hoje o dinheiro que você imagina que vai receber no ano que vem (Pv 19.3)?
Se você tem dívidas, que tal fazer um plano para sair das dívidas?

Terça

Texto Bíblico: 2Reis 4.1-7

Comentário para ajudar a reflexão:
Neste texto, a viúva estava feliz ou cheia de preocupação com a dívida que o seu marido falecido havia deixado (v.1)? O que esta viúva fez para pagar a dívida? Quatro passos: 1) Recorreu ao Senhor; 2) Obedeceu ao Senhor; 3) Envolveu a família; 4) Trabalhou e fez a sua parte. Aliste pelo menos mais outros três passos para sair das dívidas encontrados nesse texto.
Você tem dívidas? Você quer se livrar delas? Quais destes princípios você pode aplicar na sua situação atual ou de sua família? Saiba que, dependendo do nível de endividamento, não vai ser nada fácil sair das dívidas. Será necessário muita oração e esforço. Deus pode agir de imediato, como no caso da viúva, ou num período maior. Não desista, pois isso valerá a pena pela liberdade e a tranqüilidade que você alcançará.

Quarta

Texto Bíblico: Filipenses 4.19; Mateus 6.31-33

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel gasta com sabedoria.
Alguém disse: “É comum, atualmente, as pessoas comprarem coisas de que não precisam, com o dinheiro que não têm, para impressionar pessoas das quais nem ao menos gostam”. Isso é gastar com sabedoria? Gastar com sabedoria significa gastar menos do que se ganha, para suprir a si mesmo e a sua família (1Tm 5.8), sabendo diferenciar desejos de necessidades. Necessidades são as que a Bíblia determina como necessidades (Mt 6.31-33; 1Tm 6.7-8), e não as que nossa sociedade de consumo determina. A maior parte dos problemas financeiros das pessoas vem por causa das compras de coisas desnecessárias. Para controlar os desejos de consumo, é necessário domínio próprio (Gl 5.23). Antes de gastar, faça a seguinte pergunta: “É desejo ou necessidade?”.
Uma dica: aprenda a usar um orçamento.

Quinta

Texto Bíblico: Gênesis 41.34-36; Provérbios 21.5,20

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel economiza com prudência.
Nestes textos, quais princípios você pode encontrar sobre economizar com prudência? Na vida da maioria das pessoas haverão períodos de escassez, períodos onde as circunstâncias serão adversas. A Bíblia nos diz que é sábio economizar. Os especialistas financeiros aconselham as pessoas a manter, no mínimo, uma poupança equivalente de três a seis vezes o total dos seus gastos mensais. Converse isso com a sua família. Atualmente, a maior parte das pessoas, infelizmente, prefere ter dívidas. Você tem o hábito de economizar?
Advertência: Cuidado com o desejo egoísta de enriquecer (Sl 119.36-37; Mc 4.18-19; 1Tm 6.9-11)
Alerta: Não ponha a sua segurança na sua poupança; aprenda a depender de Deus (1Tm 6.17).

Sexta

Texto Bíblico: Efésios 5.3,5; Tiago 4.2-3

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel não cobiça, não é ganancioso, nem avarento.
Procure no dicionário o significado dessas palavras. Como a Bíblia define a ganância/avareza (Ef 5.5)? Quem não tem lugar no Reino de Deus? O que Tiago 4.2-3 diz sobre cobiça?
A cobiça, a ganância e a avareza estão entre os chamados “pecados ocultos”, pois são pecados do coração, difíceis de serem confrontados. Há pessoas ricas que não cobiçam nem são gananciosas; há pessoas pobres com o coração corroído por esses pecados. Ricos e pobres estão vulneráveis.
Qual é o alerta de Jesus, em Lucas 12.15a?
Você tem cuidado do seu coração? Você está alerta contra a ganância e a avareza? Há algo que você está cobiçando? (Leia mais sobre isso em Êxodo 20.17; 1Coríntios 6.9-10 e Atos 20.33).

Sábado

Texto Bíblico: Deuteronômio 6.6-7; Efésios 6.4

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel ensina os filhos a serem mordomos fiéis.
Veja também Provérbios 22.6. Com que tipo de instrução os filhos devem ser criados (Ef 6.4)? É responsabilidade dos pais transmitir aos filhos os princípios da fé e os ensinamentos bíblicos? De que maneira (Dt 6.6-7; 11.18-19)? Os princípios bíblicos sobre dinheiro, bens materiais e de mordomia fiel também devem ser ensinados? Se você já tem filhos, como você está praticando isso? Se você pretende ter filhos no futuro, como você está se preparando para isso?
Outra característica do mordomo fiel é que ele busca conselhos.
Ele é sábio, por isso, humildemente, buscam conselhos que podem ajudá-lo a tomar as decisões financeiras com sabedoria. Veja Sl 119.98-100; Pv 12.15; 13.10 e 15.22. Você busca conselhos antes de tomar decisões?
Converse sobre o tema desta semana com um crente mais experiente que você.

* Os devocionais Mordomia Fiel (2) também foram publicados no Diário de Hora Silenciosa 2007, Semana 51, Clubes Bíblicos Palavra da Vida.