Mordomia Fiel 3 - Chave de Ouro na Fechadura da Porta

Mordomia Fiel 3

Mordomia Fiel 3 [O que Realmente é Importante]
Por Marcos Fink

Administrando o que é de Deus
para o Reino de Deus

Memorize:

“Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”

Marcos 8.36

Domingo

Texto Bíblico: 2Coríntios 9.6-7; Provérbios 3.9b

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel contribui com alegria, com dízimos e ofertas, auxiliando a sustentar a obra do Senhor.
A nossa contribuição deve ser dada por obrigação? Então qual é a atitude correta ao contribuir? (Ver Mt 23.23; Lc 21.1-4; 1Co 13.3; 2Co 9.5,7). Isso mesmo, a contribuição não deve ser dada com hipocrisia, avareza ou por obrigação, mas sim com amor, alegria, confiança, gratidão e, muitas vezes, com sacrifício. Contribuir não é negociar com Deus. Contribuir é adorar a Deus. Avalie, em oração, como tem sido a sua atitude ao contribuir. Você acha que uma pessoa endividada, cheia de contas para pagar, consegue ofertar com amor e alegria? Essa é uma boa razão para não ter dívidas. Deus não está tão preocupado com a quantidade, mas sim, com o coração! Você tem contribuído regularmente de alguma forma?
Se não, o que você pode fazer a partir de hoje para mudar isso?

Segunda

Texto Bíblico: 2Coríntios 8.1-7; Mateus 28.18-20

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel investe na expansão do Reino de Deus. Ele quer ter o privilégio de participar financeiramente da Grande Comissão (Mt 28.18-20).
Você tem usado parte do seu dinheiro nisso? Algumas sugestões de como você pode fazê-lo: 1) Compre folhetos evangelísticos e distribua-os; 2) Compre uma Bíblia e dê de presente para um amigo que não tem ou que não conhece a Cristo; 3) Envie uma oferta para um seminarista ou para um missionário; 4) Pague uma parte do custo de um acampamento para alguém que não tem condições de ir ou para um amigo que não conhece a Cristo; etc. Aumente esta lista. Veja quantas oportunidades!
Ore e peça a Deus para que Ele providencie recursos para que você possa pôr em prática algumas dessas sugestões regularmente.

Terça

Texto Bíblico: Romanos 12.13; 1Timóteo 6.18

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel é generoso. Você acha que 1Timóteo 6.18b deveria ser comum para um cristão? Isso é comum na vida dos cristãos da sua igreja?
A generosidade é uma excelente maneira de combatermos o nosso egoísmo. Você tem sido generoso? Veja algumas sugestões: 1) Convide um amigo para lanchar e pague o lanche para ele; 2) Dê um chocolate ou um refrigerante para um amigo, sem esperar nada em troca; 3) Leve e distribua um pacote de balas ou uma caixa de bombons na sua reunião de adolescentes ou jovens, ou na sala de aula; 4) Ajude alguém necessitado; etc.
Veja como Provérbios 11.24-25 é também uma motivação para a generosidade.
Cultive a generosidade. De que maneira você vai ser generoso hoje?
“Há maior felicidade em dar do que em receber”. Atos 20.35b.

Quarta

Texto Bíblico: Jó 1.1-3; 42.5-6; Lucas 9.57-62

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel estabelece um estilo de vida coerente com o propósito que Deus tem para ele.
Compare a vida espiritual de Jó, Abraão, José, Davi, Jesus e Paulo com o patrimônio material que eles possuíam. Você perceberá que o patrimônio de cada um era coerente com o propósito que Deus tinha para a vida de cada um deles. Quanto a você: o seu patrimônio material ou o patrimônio que você deseja alcançar está de acordo com o propósito de Deus para a sua vida ou isso o está impedindo de seguir a Jesus verdadeiramente?
Você vive fazendo planos para ficar rico? Você estuda ou trabalha apenas para ganhar dinheiro ou você faz essas coisas para cumprir o propósito de Deus em sua vida? Avalie o seu estilo de vida, as suas motivações, e entregue o seu futuro nas mãos de Deus.

Quinta

Texto Bíblico: Filipenses 4.11-13

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel experimenta uma vida de contentamento.
O contentamento precisa ser aprendido? Mesmo estando na prisão, Paulo demonstrou contentamento. Como ele conseguiu isso (v.13)? O contentamento depende das circunstâncias? Não, depende do seu coração.
Veja algumas atitudes que revelam descontentamento: cobiça, ganância, ter dívidas, ser desonesto, reclamar do trabalho ou do salário, etc. Que outras atitudes mostram a falta de contentamento? Aliste. Note que a desobediência aos princípios de mordomia fiel gera descontentamento.
O mundo nos incentiva a nunca estarmos contentes com o que temos. Devemos sempre querer mais. O que você deve fazer para experimentar uma vida de contentamento? Você demonstra contentamento com as suas posses?

Sexta

Texto Bíblico: Marcos 8.34-38; Hebreus 11.13-16

Comentário para ajudar a reflexão:
O mordomo fiel vive na perspectiva da Eternidade. O mordomo fiel entende que a Eternidade é mais importante que qualquer coisa deste mundo (Mc 8.36).
Se a pergunta do verso 36 fosse feita diretamente a você, o que você responderia? Lendo Hebreus 11, o que a Bíblia diz que Abel, Enoque, Noé e Abraão esperavam (v.16)? Veja também Mateus 6.20; Colossenses 3.2; 2Coríntios 4.18 e Apocalipse 3.21. A esperança da vida eterna está fazendo alguma diferença no modo como você vive? Você tem vivido na perspectiva da Eternidade?
Compartilhe com alguém que não conhece a Jesus sobre a vida eterna que somente Deus pode dar.

Sábado

Texto Bíblico: Mateus 25.14-31

Comentário para ajudar a reflexão:
Que princípios de mordomia fiel você pode encontrar na parábola dos talentos? O que mais lhe chamou à atenção?
Você também quer ouvir do Senhor as palavras do verso 23? Então, fique atento! Saiba que o dinheiro e os bens materiais têm grande potencial de “subornar” o seu coração (Mt 6.21,24) e desviar você do propósito de Deus (1Tm 6.10b). Não permita isso! Que o Senhor o auxilie a se tornar um mordomo fiel.
Nessas últimas três semanas, estudamos sobre dinheiro e bens materiais na perspectiva bíblica. Se você conhece alguém que está com problemas financeiros, compartilhe esses devocionais com essa pessoa. Veja também sugestões de livros e outros materiais de estudo de finanças neste site.

* Os devocionais Mordomia Fiel (3) também foram publicados no Diário de Hora Silenciosa 2007, Semana 52, Clubes Bíblicos Palavra da Vida.