Contentamento

Devocionais por Marcos E. Fink

Contentamento Aprendendo a estar contente
em qualquer circunstância

Memorize:
"Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece". Fp 4:12-13


Também publicado no Diário de Hora Silenciosa 2007, Semana 3, Clubes Bíblicos Palavra da Vida (clubesbiblicos.com.br).



Baixe estes devocionais em PDF

Domingo - Texto Bíblico: Salmo 135:5-6

Comentário para ajudar a reflexão:
Você reclamou de alguma coisa hoje? Murmurou muito na última semana? É impressionante como as pessoas têm facilidade para reclamar e murmurar. É isso que Deus espera de um cristão, que ele fique sempre reclamando e murmurando? Nesta semana veremos o que a Bíblia fala sobre contentamento. Temos a tendência de querer assumir o controle da nossa vida e fazer as coisas do nosso jeito, segundo a nossa vontade. Assim, sempre que as coisas não acontecem como queremos, lá estamos nós irritados e descontentes. Mas quem, de fato, está no controle?
Leia Isaías 55:8-9. Para alcançar uma vida de contentamento é necessário: reconhecer que Deus está no controle, viver na Sua dependência e aceitar a Sua vontade. Exercite isso a partir de hoje.
Que tal fazer uma lista das coisas pelas quais você é grato a Deus?


Segunda - Texto Bíblico: Filipenses 2:3-4; Marcos 10:45

Comentário para ajudar a reflexão:
Outra razão pela qual murmuramos é que queremos que as outras pessoas nos sirvam. Então, sempre que esperamos que alguém faça alguma coisa para nós e isso não acontece, reclamamos.
Segundo o texto de hoje, qual deve ser a nossa atitude para com as pessoas? Segundo Marcos 10:45, o que Jesus fez? Que tal buscar uma vida de contentamento servindo as pessoas ao invés de esperar que elas o sirvam?
Pense em alguma coisa que você reclama freqüentemente, e tome a decisão de não mais reclamar por este motivo. Se for algo que precisa ser resolvido, que tal envolver-se e procurar uma solução para o problema? E também, ainda hoje, faça algo por um amigo e demonstre o seu interesse em servi-lo.


Terça - Texto Bíblico: 1Timóteo 6:6-8

Comentário para auxiliar a reflexão:
Os bens materiais e o dinheiro também têm um grande poder de minar o contentamento. Dificilmente encontramos uma pessoa satisfeita e contente com aquilo que possui. Você está contente com o que tem? Segundo o texto de hoje, o que você precisaria ter para estar contente?
Reflita sobre isto: Você conhece pessoas que possuem um lugar para morar, com água potável e energia elétrica, têm alguns eletrodomésticos como fogão, geladeira, TV e chuveiro elétrico, têm o que vestir e não passam fome? Você sabia que as pessoas que possuem isso são mais ricas que 90% da população mundial? Agora, tente lembrar de tudo o que você ou sua família possuem.
E aí? Há algum motivo para reclamar?
A partir de hoje, procure reclamar menos e agradecer mais.


Quarta - Texto Bíblico: Eclesiastes 5:10-15 

Comentário para auxiliar a reflexão:
Deus prometeu que suprirá as necessidades de seus filhos (Fp 4:19), mas não prometeu satisfazer todos os desejos que a nossa sociedade de consumo determinou como necessidades. Como o nosso dinheiro acaba antes de comprarmos tudo o que queremos, então, enganados pela mídia, acreditamos que seremos felizes apenas quando pudermos comprar tudo aquilo que desejamos.
Muitos fazem dívidas e até são desonestos para obter o que desejam. O que o texto de hoje (v.10) diz sobre buscar riquezas? Dinheiro realmente traz felicidade (vv. 12-13)? Priorizar a busca por riquezas e bens proporciona o contentamento? O que Hebreus 13:5 diz sobre o "amor ao dinheiro"?
Qual deve ser a sua atitude para com as suas posses? Ore para que Deus lhe ensine a viver contente com aquilo que Ele lhe dá.


Quinta - Texto Bíblico: Filipenses 4:11-13

Comentário para auxiliar a reflexão:
"Tudo posso naquele que me fortalece" (v.13). Isso significa que devo ter uma mansão, um carro de luxo na garagem e todo o conforto que eu penso que mereço? É para objetivos materiais como esses que Deus nos dá forças? É isso o que o versículo ensina? O texto de hoje foi escrito pelo apóstolo Paulo quando ele estava na prisão. Tente imaginar quais eram as condições a que Paulo estava submetido lá. Havia comida boa? Em que cama ele dormia? Será que passava frio? Havia algum conforto para ele? Será que batiam nele? Nestas condições adversas é que Paulo escreve que aprendeu a viver contente, e que suas forças para isso vinham do Senhor. Estamos realmente dispostos a experimentar este tipo de vida de contentamento, sem murmurar?
Que tal mandar uma mensagem para um amigo que esteja passando por dificuldades e mostrar para ele que Deus pode fortalecê-lo para estar contente?


Sexta - Texto Bíblico: Filipenses 4:11-13 

Comentário para auxiliar a reflexão:
Ontem vimos que Paulo estava na prisão quando escreveu esse texto. Por que motivo Paulo estava na prisão (Fp 1:13)? Paulo era diferente de todos os prisioneiros que já haviam passado por lá, pois eles normalmente estavam mal-humorados e tinham muitas reclamações compreensíveis. Mas, a cela de Paulo era um lugar de alegria, onde estava completamente em paz e contente (v.12), a despeito de todas as circunstâncias. Não é de admirar que as novas do evangelho tenham se espalhado entre os guardas.
Pense sobre isto: Um coração repleto de alegria e de contentamento em Cristo é o segredo para causar este tipo de impacto em nossos vizinhos e colegas.
Você concorda? Uma vida de contentamento é importante para o evangelismo? De que maneira você vai colocar isso em prática?


Sábado - Texto Bíblico: Filipenses 4:11-13

Comentário para auxiliar a reflexão:
A nossa tendência é mesmo ficar reclamando e murmurando o tempo todo. Mas é isso que Deus quer de nós? Uma vida de contentamento vem naturalmente ou precisa ser aprendida? Paulo diz que aprendeu a viver contente (v.12).
O contentamento precisa ser aprendido.
O meu desejo é que os devocionais desta semana tenham motivado você a buscar uma vida de contentamento, e que as palavras de Paulo possam ser também as suas palavras: "Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação...".
Incentivo você a memorizar o versículo desta semana e, com auxílio do Senhor, experimentá-lo no seu dia-a-dia, em qualquer circunstância.

Baixe estes devocionais em PDF



Veja outros tópicos de devocionais:

Downloads Grátis

  Software Ganância Finanças
  Apostila de Finanças 2013
  Livreto de Finanças
  Folhetos Ganância

Artigos

  Artigos   Reflexões
  Orientações Práticas

Livre-se das Dívidas!

O Mordomo Fiel

O Mordomo Fiel ensina as crianças a serem Mordomos Fiéis.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". [Pv 22.6]

Leia também Dt 11.18-19 e Ef 6.4. Ajude as crianças, especialmente seus filhos, a entender e a praticar os ensinos da Palavra de Deus, incluindo os princípios de Mordomia Fiel. Nesta semana, ore pelas pessoas que trabalham diretamente no ministério infantil. De que maneira você poderia ou deveria se envolver?

Veja todos... »


Textos Bíblicos

Tiago 5:1-6

1 Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a desgraça que lhes sobrevirá. 2 A riqueza de vocês apodreceu, e as traças corroeram as suas roupas. 3 O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês...

Leia mais...

Tiago 4:2-3

2 Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.
3 Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

Leia mais...

Lucas 16:11
"Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?"


Um pouco do Ganância em
Inglês: no Greed
Alemão: Gewinnsucht