Devocionais sobre Integridade

Devocionais por Marcos E. Fink

IntegridadeUma única pessoa íntegra pode
impactar nações inteiras
(Leia Dn 6)

Memorize:
"Na terra de Uz, vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal". Jó 1:1

Também publicado no Diário de Hora Silenciosa 2007, Semana 21, Clubes Bíblicos Palavra da Vida (clubesbiblicos.com.br).

Baixe estes devocionais em PDF

Domingo - Texto Bíblico: Salmo 15:1-5

Comentário para ajudar a reflexão:
Nesta semana vamos ver o que a Bíblia diz sobre integridade e qual a sua importância para a vida de uma pessoa que deseja viver de modo que agrade a Deus. O que é integridade? (Se for possível, veja uma definição de um dicionário). A Bíblia fala muito sobre integridade e dá a ela muita importância. Alguém definiu integridade como o conjunto das virtudes cristãs. Veja algumas características de uma pessoa íntegra: é alguém de conduta reta, é honesta, é ensinável, é sincera, fala sempre a verdade (não mente), é transparente, não engana, não fala mal do próximo, é digna de confiança... Que tal você continuar esta lista de características de integridade, buscando-as no texto bíblico de hoje?
Quem jamais será abalado (v. 5)?
Que características mais lhe chamam à atenção?


Segunda - Texto Bíblico: Salmo 112:1-10

Comentário para ajudar a reflexão:
O Salmo 112 nos dá motivação para buscarmos uma vida de integridade e de compromisso com Deus. Neste salmo encontramos mais características de uma pessoa íntegra. Procure-as e incremente a lista que começamos ontem.
Se você quiser aumentar ainda mais a lista, veja os seguintes textos bíblicos: Salmo 138:6; Provérbios 3:11-12; 27:2; Filipenses 2:3; Colossenses 3:8-9; Tiago 3:2; 4:11 e 1Pedro 2:1. Vale a pena buscar uma vida de integridade? Você tem o objetivo de ser uma pessoa íntegra?
Em que área de sua vida você precisa ser mais íntegro? Faça esta pergunta para algum de seus familiares e peça para ele lhe ajudar a melhorar.


Terça - Texto Bíblico: Jó 1:1-3,8-11; Jó 2:3-10

Comentário para auxiliar a reflexão:
Jó é um exemplo de homem de integridade. Veja o que o próprio Deus diz sobre ele em Jó 1:8 e 2:3. Mesmo em circunstâncias completamente adversas, ou seja, perdendo todos os seus bens, sofrendo com a morte dos seus familiares e por causa da sua doença; e ainda sendo pressionado por sua mulher e por seus amigos para amaldiçoar a Deus, Jó manteve a sua integridade. Todos esses males na vida de Jó foram resultantes de pecados que ele cometeu (Jó 1:22)?
Vemos na vida de Jó como é realmente difícil ser uma pessoa íntegra. As tentações e provações certamente virão.
Como Jó reagiu aos ataques à sua integridade (Jó 2:10)? E você, como tem reagido diante das provações?


Quarta - Texto Bíblico: Jó 42:10-17

Comentário para auxiliar a reflexão:
No texto de hoje, lemos sobre a vida de Jó após as provações (compare a vida de Jó com Sl 112:6-8). Deus honrou a integridade de Jó? Deus abençoou a vida íntegra de Jó? Jó é realmente um exemplo de homem de integridade.
Eu também busco uma vida de integridade e oro constantemente para que Deus me auxilie neste objetivo.
O meu desejo é que os textos bíblicos desta semana motivem você a também buscar, de todo o coração, uma vida de integridade e de compromisso com Deus.
Que Deus te abençoe e te dê forças.


Quinta - Texto Bíblico: Daniel 6:3-5,21-28

Comentário para auxiliar a reflexão:
Compare o texto de hoje com Salmo 112:8,10. Agora, imagine se alguém bisbilhotasse a sua vida, grampeasse o seu telefone e monitorasse os sites que você acessa e os programas de TV que você assiste. E se observassem o que você escreve nos e-mails e chats e tudo o que você fala e faz? E se alguém pudesse avaliar a sua honestidade, os seus negócios, os seus planos para ganhar dinheiro e a sua diligência no trabalho? O que diriam sobre você? Os colegas de Daniel fizeram algo assim com ele. Foram implacáveis. A que conclusão chegaram (v. 5)? Sim, Daniel era um homem íntegro. O que aconteceu como resultado da sua integridade e do seu compromisso com Deus (vv. 25-27)? Isso mesmo, através do decreto do rei, muitas nações foram impactadas.
Para pensar: a integridade é importante para o evangelismo?


Sexta - Texto Bíblico: Jó 1:1

Comentário para auxiliar a reflexão:
Se você ainda não memorizou o versículo desta semana, que tal memorizá-lo hoje? Se já memorizou, parabéns!
Agora, preste atenção a esta frase: "Na cidade de _____________ vivia uma pessoa chamada ________________. Era uma pessoa íntegra e justa; temia a Deus e evitava fazer o mal".
Se você preenchesse as lacunas acima, com sua cidade e seu nome, respectivamente, esta frase seria verdadeira? Se não, o que você vai fazer para que se torne verdadeira? (Veja Pv 28:13 e 1Jo 1:9). Nossa sociedade precisa urgentemente de pessoas íntegras como Jó e Daniel. Que tal você? Você topa este desafio? Hoje ou neste final de semana, responda esta pergunta para um amigo, para o seu líder ou para o seu pastor e peça que ele ore por você.
Ou então, envie um e-mail para nós: info@ganancia.com.br.

 
Sábado - Texto Bíblico: Provérbios 20:6-7

Comentário para auxiliar a reflexão:
Meu avô e meu pai foram homens que buscaram uma vida de integridade e de compromisso com Deus, e eu posso perceber como isso me influenciou positivamente e trouxe bênçãos para a minha vida. Por isso, os versos de Provérbios 20:6-7 são muito significativos para mim. Você já pensou de que forma a sua vida vai influenciar a vida dos seus filhos e dos seus descendentes? A sua vida vai proporcionar bênçãos ou tristezas para os seus descendentes?
Nesta semana vimos a importância da integridade, e como uma pessoa de integridade possui grande potencial de influência e de impacto. O meu desejo é que o Senhor faça de você uma pessoa íntegra e que impacte vidas através da sua vida.

Baixe estes devocionais em PDF



Veja outros tópicos de devocionais:

Downloads Grátis

  Software Ganância Finanças
  Apostila de Finanças 2013
  Livreto de Finanças
  Folhetos Ganância

Artigos

  Artigos   Reflexões
  Orientações Práticas

Livre-se das Dívidas!

O Mordomo Fiel

O Mordomo Fiel domina o seu "impulso consumista".

"Mas o fruto do Espírito é: (...) paciência (...) e domínio próprio". [Gl 5.22-23]

Uma vida financeira desordenada revela a ausência, pelo menos, dessas duas características do fruto do Espírito. A seguir, perguntas que podem ser úteis para controlar o desejo de consumir (memorize e use-as para refletir antes de gastar): 1) É desejo ou necessidade? 2) Quanto tempo preciso trabalhar para ganhar tal quantia? 3) Há algo mais importante onde devesse gastar (ou investir) esse dinheiro? 4) Estou honrando ao Senhor com esse dispêndio?

Veja todos... »


Textos Bíblicos

Salmo 15:1-5

1 Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?2 Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade 3 e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo...

Leia mais...

Mateus 6:19-24

19 "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. 20 Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. 21 Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração".

Leia mais...

Lucas 16:11
"Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?"


Um pouco do Ganância em
Inglês: no Greed
Alemão: Gewinnsucht