Escala de Valores

Marcos E. Fink

Quais são suas prioridades? Quais são, de fato, os valores mais importantes para você? Qual é a sua Escala de Valores?

Qual é a sua Escala de Valores?Veja, a seguir, alguns valores essencialmente importantes, conforme a Bíblia:

Deus (1Cr 29:11-12; Sl 40:4; Sl 90:1-2; Lc 12:20-21)
Jesus Cristo (Jo 14:6; At 4:11-12; Fp 2:5-11;
Cl 1:15-20)
O Reino de Deus (Mt 6:33; Mt 13:44-46)
A Fé (Hb 11:6; 1Tm 6:17)
A Alma (Mc 8:36)
As Pessoas (Mt 9:35-36)
A Família (Mt 19:4-6; Hb 13:4; 1Tm 5:8)
A Sabedoria (Pv 16:16; Pv 3:13-26; Pv 4:1-27)
Reputação e Boa Estima (Pv 22:1)
Honestidade e Caráter (Pv 28:6; Sl 15)

A lista acima não é exaustiva e também não está ordenada definitivamente, mas, certamente, de acordo com a Bíblia, esses valores têm precedência aos valores que a nossa sociedade põe em evidência, como:

Dinheiro
Poder
Sucesso Profissional
Popularidade e Fama
Prazeres

Diariamente estamos envolvidos em conflitos de valores. Isso acontece com você? Creio que sim. Por isso, é necessário definir firmemente a sua Escala de Valores, para não titubear quando você estiver frente a frente com um conflito de valores.

Senão, é mais provável que você faça a escolha errada, optando pelos valores mundanos e carnais em detrimento dos valores eternos e espirituais... Pense nisso!

Qual é a sua Escala de Valores?

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus" Rm 12:2.

"Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo" Cl 2:8.

"Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" 1Jo 2:15-17.


Outros Artigos

Finanças: Desafios para a Liderança

Falar das dificuldades financeiras pelas quais tem passado as pessoas, famílias e instituições é quase que cair no lugar comum. Já não necessitamos de muitos argumentos e estatísticas para nos convencermos desta realidade. É bem possível que...

Leia mais...

Excelente vídeo sobre Ganância

Veja um excelente vídeo, com link do YouTube (2min49s), que mostra claramente como a ganância pode dominar uma pessoa. Depois leia os comentários de reflexão...

Leia mais...

Downloads Grátis

  Software Ganância Finanças
  Apostila de Finanças 2013
  Livreto de Finanças
  Folhetos Ganância

Artigos

  Artigos   Reflexões
  Orientações Práticas

Livre-se das Dívidas!

O Mordomo Fiel

O Mordomo Fiel é honesto.

"O Senhor repudia balanças desonestas, mas os pesos exatos lhe dão prazer". [Pv 11.1]

"Quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito". [Lc 16.10b]

Há alguma atitude de desonestidade incomodando a sua consciência? Se for o caso, decida acertar, ore e aja. (1) Arrependa-se e peça perdão ao Senhor (1Jo 1.9); (2) Confesse o seu pecado para a pessoa que você roubou (Tg 5.16a); (3) Faça o possível para restituir o dano (Lv 6.4-5; Lc 19.8).

Veja todos... »


Textos Bíblicos

Salmo 15:1-5

1 Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?2 Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade 3 e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo...

Leia mais...

Tiago 5:1-6

1 Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a desgraça que lhes sobrevirá. 2 A riqueza de vocês apodreceu, e as traças corroeram as suas roupas. 3 O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês...

Leia mais...

Lucas 16:11
"Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?"


Um pouco do Ganância em
Inglês: no Greed
Alemão: Gewinnsucht