“Use o conhecimento para ajudar pessoas, nunca para explorá-las; use o dinheiro para suprir necessidades das pessoas, nunca para comprá-las; use o poder para servir às pessoas, nunca para dominá-las”.
Poderíamos escrever também desta maneira:
“Use o conhecimento, o dinheiro e o poder para ajudar, suprir necessidades e servir às pessoas, nunca para explorá-las, comprá-las ou dominá-las”.
Veja ao final deste artigo alguns versículos que fundamentam essas frases.
O que mais, além de conhecimento, dinheiro e poder podemos lançar mão para beneficiar pessoas? Reflita um pouco e tente incrementar a lista de atitudes relacionadas a ajudar, suprir necessidades e servir. Tente alistar também outras palavras relacionadas a explorar, comprar e dominar.
Em seguida, confrontando isso com o que você vê acontecendo na nossa sociedade, com a maneira como muitas pessoas se comportam, com as práticas de vendas e de (tele)marketing das lojas, com as filosofias de crédito e de tarifas das instituições financeiras, com as possíveis motivações das políticas econômica, tributária e administrativa do governo e até com certas pregações das igrejas, qual é a sua conclusão?
Será que posso fazer diferente? Certamente. Para isso, devo me empenhar ativamente para viver ajudando, suprindo necessidades e servindo às pessoas. Que desafio! Não é fácil, mas vale a pena.
Aceite você também o desafio e faça diferença. E experimente a diferença.
“Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.
Marcos 10.45
Veja também 1Pe 5.1-4; Pv 22.16,22-23; 2Tm 3.1-9; Tg 4.1-4; Tg 4.13-17; Tg 5.1-6 e outros.