Amor ao Dinheiro

Amor ao Dinheiro

Devocionais
Amor ao Dinheiro

Amor ao Dinheiro
Introdução

Proposição:

Pois o amor ao dinheiro
é a raiz de todos os males


Versículo Chave:

“Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna…”.
1 Timóteo 6.11-12a

Amor ao Dinheiro
Devocional 1 de 7

Texto Bíblico:

Comentário para ajudar a reflexão:

Você ama o dinheiro? Você é ganancioso? Acumular dinheiro é a sua prioridade de vida? Talvez essas perguntas sejam um tanto ofensivas, mas é necessário que sejam feitas. O que é amor ao dinheiro? Veja em um dicionário o significado das palavras ganância, avareza e cobiça, palavras relacionadas e que ajudam a compreender o que isso significa.

O amor ao dinheiro continua dominando a vida e as atitudes de muitas pessoas hoje. É como um “deus” do nosso século, assim como nos tempos bíblicos. O que diz o versículo de hoje?

Nessa série de devocionais, vamos ver mais sobre como a Bíblia alerta contra o amor ao dinheiro e como nos ensina a focar no que realmente é importante, ou seja, amar a Deus sobre todas as coisas (Lc 10.27).

Apenas em Deus podemos realmente confiar (Sl 34.8), pois Ele jamais nos abandonará.

Amor ao Dinheiro
Devocional 2 de 7

Texto Bíblico:

Comentário para ajudar a reflexão:

O dinheiro em si é neutro e é muito útil como meio de troca. Fica até difícil pensar como as coisas seriam sem o dinheiro. Perceba, então, que não é o dinheiro, mas o AMOR AO DINHEIRO, a ganância, que é a raiz de todos os males.

O que o verso 9 diz que acontece com aqueles que querem ficar ricos? Segundo o verso 10, o que aconteceu a algumas pessoas que cobiçaram o dinheiro? São advertências sérias para aqueles que põem o dinheiro como prioridade de suas vidas.

Faça o seguinte experimento: anote 1Timóteo 6.9-10 em uma folha e, durante uma semana, sempre que estiver assistindo ao noticiário da TV ou lendo o jornal, compare as notícias com esses versículos. Você perceberá o quanto esses textos bíblicos são atuais e que, realmente, “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (v. 10a).

Amor ao Dinheiro
Devocional 3 de 7

Texto Bíblico: 

Comentário para ajudar a reflexão:

O texto de hoje começa assim: “Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso… “. Tudo isso o quê? A resposta está nos versículos do devocional anterior (2 de 7): Veja, então, que a Bíblia nos exorta a fugir do amor ao dinheiro e do desejo de ficar rico. Para proteger-nos disso, o que devemos buscar (vv. 11-12)?

Se quiser ver outras virtudes que devem ser buscadas, leia também 2Pedro 1.3-11 e Gálatas 5.22-25. Precisamos combater o bom combate da fé, tomar posse da vida eterna (v. 12). O que significa isso? Veja João 17.3.

Devemos crescer no conhecimento de Deus e de Jesus Cristo. Você conhece a Deus? Tem obedecido a Jesus Cristo (Jo 14.21)? Aliste as virtudes mencionadas nos versículos citados hoje e peça a um amigo ou ao seu líder que o encoraje a buscar firmemente essas coisas.

Amor ao Dinheiro
Devocional 4 de 7

Texto Bíblico:

Comentário para ajudar a reflexão:

João Batista foi enviado aos judeus para pregar o arrependimento e preparar o caminho para Jesus. As pessoas iam até João, eram confrontadas dos seus pecados (vv. 7-9), e perguntavam o que deveriam fazer. O que João respondia às multidões (v. 11)? O que ele respondeu aos publicanos (v. 13)? E aos soldados, o que ele disse (v. 14)?

Note que as três respostas de João Batista confrontavam atitudes próprias daqueles que amam o dinheiro.

Avalie a sua vida em relação a essas orientações de João Batista. Há alguma área que você precisa mudar? Há alguma atitude que você precisa confessar e pedir perdão a alguém? Ore ao Senhor e peça o Seu auxílio, para que a sua vida demonstre visivelmente frutos de arrependimento (v. 8a).

Amor ao Dinheiro
Devocional 5 de 7

Texto Bíblico:

Comentário para ajudar a reflexão:

O texto de hoje conta-nos a história de um homem que recusou a vida eterna, pois preferiu as riquezas que possuía. Como era o comportamento desse homem? Ele era religioso (vv. 20-21)?

Além disso, será que ele era dizimista? Será que estudava as Escrituras? Eu creio que sim. Mas Jesus, sabendo que ele amava o dinheiro e que não estava apto para o Reino de Deus, deu uma ordem (v. 22) que ele não conseguiu obedecer (v. 23). Jesus deu a ordem para provar o coração dele. Ele foi reprovado.

Note que uma vida de aparência religiosa e de frequência regular na igreja não é garantia de salvação.

Nosso coração não pode ser apegado às coisas deste mundo. Se você não tem certeza de que tem a vida eterna, fale hoje mesmo com seu líder ou com seu pastor, e tome uma decisão consciente por Jesus.

Amor ao Dinheiro
Devocional 6 de 7

Texto Bíblico:

Comentário para ajudar a reflexão:

A história de hoje contrasta com a do devocional anterior (5 de 7). Quem era Zaqueu (v. 2)? Ele era religioso (v. 7)? Não, ele era um cobrador de impostos corrupto, odiado pelo povo, mas quando conheceu a Jesus teve a sua vida transformada. Compare com Lc 18.25-27. A conversão de Zaqueu (v. 9) mudou o modo como ele lidava com os seus bens. O que ele fez (v .8)? Ele arrependeu-se, passou a não mais amar o dinheiro e buscou corrigir os erros que havia cometido anteriormente.

Se você já se converteu, qual é a importância que você dá ao dinheiro hoje? Há pecados que você precisa confessar e corrigir?

Ao ver na TV tantas notícias de exploração, corrupção e desonestidade, lembre-se de Zaqueu, e ore para que Deus toque o coração dos homens envolvidos nesses crimes, para que também tenham sua vida transformada (v. 10).

Amor ao Dinheiro
Devocional 7 de 7

Texto Bíblico:

Comentário para ajudar a reflexão:

Você ama e serve a Deus ou ao dinheiro (v.13)? O texto bíblico (v. 14) diz que os fariseus amavam o dinheiro, e que zombavam de Jesus quando ele alertava sobre o perigo das riquezas. Amar o dinheiro é como zombar de Jesus.

Preencha a lacuna a seguir com o seu nome: “_________________, que amava o dinheiro, ouvia tudo isso e zombava de Jesus”. Essa frase é verdadeira? Se for, analise seriamente a sua vida. Se não for, melhor, mas igualmente mantenha-se alerta: memorize Salmo 119.36 e faça desse versículo sua oração frequente.

Aprenda também a lidar com o dinheiro de maneira equilibrada, de acordo com a Palavra de Deus. Neste site GANANCIA.COM.BR você encontra mais devocionais, artigos e materiais para estudar e ser motivado a praticar o que a Bíblia diz sobre dinheiro e bens materiais. Deus te abençoe.

Veja também

[*] Estes Devocionais sobre Amor ao Dinheiro também estão disponíveis gratuitamente na Apostila de Finanças Pessoais, em arquivo PDF, caso você prefira imprimir e ler em material impresso.