O Mordomo Fiel

5. O Mordomo Fiel

O termo Mordomo Fiel é extraído da Parábola dos Talentos (Mt 25.14-30) e é utilizado no estudo de Finanças na Bíblia a partir da compreensão de que Deus é o Dono de Tudo e nós somos meros mordomos ou administradores do dinheiro e dos bens que ele nos concede para suprir as nossas necessidades durante o breve tempo de vida que temos nesta terra.

Cremos que Deus criou todas as coisas e é o dono de tudo o que existe.

“Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eu fiz a terra, os seres humanos e os animais que nela estão, com o meu grande poder e com meu braço estendido, e eu a dou a quem eu quiser” .

Jeremias 27.5 

Durante o período de nossa vida, ele coloca aos nossos cuidados dinheiro e bens, segundo a sua vontade, para que as nossas necessidades sejam supridas e para que possamos cumprir o seu propósito em nossas vidas. Ele também nos deu a responsabilidade de administrarmos fielmente tudo o que Ele criou (Gn 1.26), deixando-nos princípios para que pudéssemos cumprir diligentemente estas responsabilidades.

Por causa do pecado, as pessoas “trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre” (Rm 1.25). Este versículo explica porque é tão difícil lidar com as posses materiais de modo a agradar a Deus.

O cristão autêntico, que verdadeiramente deseja ser um discípulo de Jesus e que adora somente a Deus, realmente pode, auxiliado pelo Espírito Santo, se tornar um mordomo (ou administrador) fiel do dinheiro e das posses materiais, “digno de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio” (Lc 16.11a).

Veja a seguir as principais responsabilidades do Mordomo Fiel:

.

Leia também