Observando um pouco mais atentamente a nossa sociedade moderna, percebe-se claramente a influência que o dinheiro exerce sobre as pessoas, e como a ganância e a cobiça imperam. A sociedade impõe às pessoas, implicitamente (ou seria explicitamente?), um estilo de vida em que acumular bens e correr atrás da prosperidade material é o que conta.
Os que seguem essa filosofia logo se deparam com as consequências dessa escolha. Os relacionamentos com as pessoas, a família, a ética e a moral, o bom senso e, muitas vezes, os princípios e valores fundamentais são sacrificados porque a ganância por riquezas foi colocada em primeiro lugar.
“Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos”. (1)
Mais cedo ou mais tarde, sendo ou não bem-sucedidos no propósito de acumular dinheiro e bens, percebem que estão correndo em vão, atrás de um objetivo vazio. Descobrem que o que realmente buscam é uma vida significativa, relevante, uma vida de contentamento, ou seja, algo que o dinheiro, mesmo com a falsa sensação de poder e segurança que ele proporciona, não pode oferecer.
“Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”. (2)
Você quer uma vida relevante, verdadeiramente significativa? Liberte-se da ganância! Não corra em vão.
Mas, se a vida não consiste na quantidade dos seus bens, então, em que consiste?
“Busquem, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça…” (3)
Se você não é cristão, continue lendo aqui:
“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo, é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo”. (4)
“Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que lhes façam”. (5)
Veja também isto:
“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (6)
“Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. (7)
“E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho [Jesus]. Quem tem o Filho, tem a vida, quem não tem o Filho, não tem a vida”. (8)
Eis aí a chave (o ponto de partida), para uma vida relevante, realmente significativa. O propósito deste site é ajudá-lo a encontrar aquilo que você realmente busca (mesmo que não saiba disso): a verdadeira vida, a vida eterna.
Se você já é cristão, continue lendo aqui:
Muitos cristãos, mesmo cientes de que devem buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e viver uma vida cristã autêntica como verdadeiros discípulos de Jesus, facilmente esquecem isso e também colocam a busca por dinheiro e prosperidade material como prioridade das suas vidas, tornando irrelevante e infrutífero o seu testemunho cristão.
Leia atentamente os textos bíblicos a seguir:
“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo, é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo”. (4)
Jesus disse [aos seus discípulos]: “Vão pelo mundo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”. (9)
“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros”. (10)
“Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas”. (11)
Esses versículos resumem qual deve ser o foco da vida de um cristão autêntico: não viver para si mesmo, mas para servir aos outros, mostrando-lhes o caminho para a vida eterna; não viver focado nas coisas deste mundo, mas na perspectiva da eternidade. Com isso em mente, é possível compreender, de fato, como ter uma vida de contentamento e lidar com o dinheiro e com as posses materiais conforme a vontade de Deus.
Neste site você também encontrará orientações e princípios para equilibrar a sua vida financeira, de acordo com a perspectiva bíblica, para não mais ser escravo do dinheiro e da ganância, nem ser enganado pelos valores materialistas que regem a nossa sociedade de consumo, mas para honrar o Senhor e cumprir o propósito de Deus em sua vida.
Bem-vindo ao site Ganancia.com.br!
“Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?” (12)
Leia também
- Artigos sobre Bíblia e Cristianismo
- Educação Financeira na Bíblia
- A Perspectiva da Eternidade
- Sugestão de Livro: Cristãos em uma Sociedade de Consumo
(1) Rei Salomão, na Bíblia, em Eclesiastes 5.10 (2) Palavras de Jesus, na Bíblia, em Lucas 12.15 (3) Palavras de Jesus, na Bíblia, em Mateus 6.33a (4) Palavras de Jesus, na Bíblia, em Mateus 22.37-39 (5) Palavras de Jesus, na Bíblia, em Mateus 7.12 (6) Palavras de Jesus, na Bíblia, em João 8.32 (7) Palavras de Jesus, na Bíblia, em João 14.6 (8) Palavras do Apóstolo João, na Bíblia, em 1João 5.11-12 (9) Palavras de Jesus, na Bíblia, em Marcos 16.15-16 (10) Palavras do Apóstolo Paulo, na Bíblia, em Filipenses 2.4 (11) Palavras do Apóstolo Paulo, na Bíblia, em Colossenses 3.2 (12) Palavras de Jesus, na Bíblia, em Lucas 16.11